Comprar Casa em 7 Passos

Comprar casa em 7 passos

Compreender todo o processo ajuda-o a tomar as melhores decisões.

1º passo

Defina o budget

O maior erro que pode cometer é começar a ver casas com as características que precisa ou com a localização que sonha sem ter uma exacta noção de quanto vai investir. O processo de procura adequado ao que pode investir evita que sinta que não consegue comprar a casa que gosta.

Se vai recorrer a crédito é muito importante saber obter uma pré-aprovação com a definição do valor que consegue aceder. Este processo tem de ser feito antes de começar a visitar casas. Ter um especialista para o ajudar a iniciar este processo é garantidamente uma mais valia. Só assim consegue avaliar as melhores propostas de todos os bancos em Portugal. Contacte os especialistas de crédito que ajudam os nossos clientes.

2º passo

Estrutura de compra

Uma vez definido o valor que vai investir, e principalmente se não tiver todo o capital disponível, lembre-se que a aquisição tem idealmente 2 momentos: o Contrato de Promessa de Compra e Venda e a Escritura.

Guarde entre 10 a 20% do valor de aquisição para entregar como sinal na assinatura do Contrato de Promessa de Compra e Venda. Se recorrer a crédito esteja muito atento aos valor financiado em função da avaliação ou do valor de aquisição porque pode variar. E o sinal, por inerência, varia também.

3º passo

Encontre um consultor imobiliário, especialista em compradores

Um consultor imobiliário profissional, dedicado a 100%, tem acesso a informação de mercado que não está disponível ao público em geral.

Para além disso, a experiência em negociações com proprietários ou outros consultores é um factor faz muita diferença.

É um serviço gratuito porque a remuneração dos consultores vem dos proprietários.

Dicas dos nossos consultores:

Evite usar vários consultores para o ajudar. Não só pode gerar confusão como podem estar todos a olhar para os mesmos imóveis e a fazer as mesmas perguntas. Um consultor dedicado que o representa em todo o mercado ajuda-o a fazer o melhor negócio.

Escolha um Homebooker

4º passo

Comece a ver casas

Uma vez que já tem o budget, a pré aprovação de crédito à habitação se for o caso, e um consultor que o ajude, comece a pesquisar.

Defina todas as zonas que pensou e todas as características que pretende. Com a ajuda do seu consultor:

  • Avalie se existem outras zonas que cumprem os requisitos, pode estar a perder algumas oportunidades;
  • Hierarquize as características que pretende de “ a casa tem que ter” até “ vivo bem sem esta característica” ( ou outra catalogação que lhe faça mais sentido)

Defina o deadline para a compra. A casas dos seus sonhos pode ser a primeira, a terceira ou a sétima que viu. Ficar à espera que apareça a casa certa no mercado é um mito: ela já está à venda.

Dicas dos nossos consultores:

  • Agende sempre que possível várias visitas no mesmo dia. Ter informação fresca na memória ajuda a excluir ou escolher a casa que vai comprar.
  • Procure saber tudo sobre cada casa. O que não souber peça ao seu consultor para descobrir. Informação é poder.
  • Se vai tomar a decisão a dois, ou se precisa um outro par de olhos de confiança para a ajudar não se iniba de fazer uma segunda visita.

5º passo

Faça uma proposta

Se gosta de uma casa faça uma oferta. Peça opinião ao seu consultor sobre o preço. Por vezes o preço certo é o preço pedido, outras vezes é justo que se tente negociar.

Uma proposta forte é mais que o valor final. O sinal, um reforço de sinal, alguma cláusula em particular e os timings têm de fazer parte. Em conjunto com o seu consultor desenhe uma estratégia para conseguir fazer um bom negócio, justo para todas as partes.

Dica dos nossos consultores:

Dentro do que lhe parece sensato, porque propostas oportunistas normalmente não acabam em negócio, nunca se iniba de fazer uma proposta.

6º passo

Fecho de negócio

O processo de compra começa com a assinatura de um contrato de promessa de compra e venda. Quando compra com a ajuda de um consultor da Homebook, o nosso gabinete processual vai verificar toda a documentação da casa para garantir que tudo está certo e legal, vai esclarecê-lo de toda e qualquer dúvida e aconselhá-lo sobre alguns detalhes do negócio.

Cada transação tem as suas particularidades que vão desde o acordo entre as partes, passando pelo banca, pelas burocracias que cada concelho obriga e dos detalhes do imóvel.

Dica dos nossos consultores:

Assine sempre um contrato de promessa de compra e venda. Garante o negócio e tem o tempo que foi acordado para se poder preparar calmamente para a escritura.

7º passo

Abrir a porta da sua nova casa

Por fim, é proprietário da nova casa. Tem muito que fazer garantidamente. Sejam apenas mudanças ou sejam obras os próximos tempos são de algum trabalho e adaptação.

Queremos ser continuar a ser úteis e por isso, se precisar de alguns contactos, veja a nossa rede de serviços Homebook.